domingo, 7 de abril de 2013

"INFÂNCIA NO DIGITAL"



 Podemos questionar-nos acerca das mudanças operacionalizadas em vários domínios das nossas vidas, sendo que o contexto digital entra, com  certeza, em todas elas. Ora, estando ciente deste facto, foi com grande  satisfação que me foi dado a conhecer um livro cuja temática se centra no domínio das tecnologias digitais e o modo como estas se integram, tão naturalmente, no dia a dia das nossas crianças, fazendo parecer quase uma extensão dos seus próprios corpos. Este l ivro chama-se Infância no digital e foi lançado pela Arcacomum, organizado por doisp r o f e s s ores/investigadores da Universidade do Minho, António José Osório e Maribel Miranda- Pinto. “@rcaComum é uma Comunidade de Prática Online para Profissionais de Educação de Infância, Docentes do Ensino Superior e investigadores.
Esta comunidade conta com participantes de diversos países Ibero- Americanos, tais como: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, República Dominicana, Uruguai, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal e Venezuela. As atividades na @rcaComum decorrem no âmbito das áreas curriculares da educação de infância e interesses para os profissionais de educação, onde existe a preocupação constante em valorizar os diversos contextos educativos e culturais de cada participante” (http://www.arcacomum.pt.). Neste livro em particular, salienta- se a troca de experiências em situações de aprendizagem concretas no contexto de vários países, na construção de comunidades interactivas, utilizadoras das novas tecnologias na educação inicial, até à formação de um perfil
de competências para o cidadão préescolar. Apresenta, ainda, experiências de vários jardins-de-infância, no âmbito da relação da criança com a arte, de experiências em programas de rádio e textos sobre a acessibilidade das TIC e o conhecimento destas por parte dos educadores e professores. Enfatiza,  também, a forma holística de operacionalização deste trabalho, no sentido do desenvolvimento da criança como uma pessoa “total”, privilegiando um currículo amplo, cultural e contextualmente adequado, dando espaço às múltiplas
linguagens das crianças.
Curiosidades:
Youtube — Projecto @rcaComum -
Challenges 2011
Rosa Lima Barreto