Podemos questionar-nos
acerca das mudanças operacionalizadas em vários domínios das nossas vidas,
sendo que o contexto digital entra, com
certeza, em todas elas. Ora, estando ciente deste facto, foi com grande satisfação que me foi dado a conhecer um
livro cuja temática se centra no domínio das tecnologias digitais e o modo como
estas se integram, tão naturalmente, no dia a dia das nossas crianças, fazendo
parecer quase uma extensão dos seus próprios corpos. Este l ivro chama-se Infância
no digital e foi lançado pela Arcacomum, organizado por doisp r o f e s
s ores/investigadores da Universidade do Minho, António José Osório e Maribel
Miranda- Pinto. “@rcaComum é uma Comunidade de Prática Online para
Profissionais de Educação de Infância, Docentes do Ensino Superior e
investigadores.
Esta comunidade conta
com participantes de diversos países Ibero- Americanos, tais como: Argentina,
Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador,
Guatemala, México, Nicarágua, República Dominicana, Uruguai, Paraguai, Peru,
Porto Rico, Portugal e Venezuela. As atividades na @rcaComum decorrem no âmbito
das áreas curriculares da educação de infância e interesses para os
profissionais de educação, onde existe a preocupação constante em valorizar os
diversos contextos educativos e culturais de cada participante” (http://www.arcacomum.pt.). Neste livro em
particular, salienta- se a troca de experiências em situações de aprendizagem
concretas no contexto de vários países, na construção de comunidades
interactivas, utilizadoras das novas tecnologias na educação inicial, até à
formação de um perfil
de competências para
o cidadão préescolar. Apresenta, ainda, experiências de vários jardins-de-infância,
no âmbito da relação da criança com a arte, de experiências em programas de
rádio e textos sobre a acessibilidade das TIC e o conhecimento destas por parte
dos educadores e professores. Enfatiza,
também, a forma holística de operacionalização deste trabalho, no
sentido do desenvolvimento da criança como uma pessoa “total”, privilegiando um
currículo amplo, cultural e contextualmente adequado, dando espaço às múltiplas
linguagens das
crianças.
Curiosidades:
Youtube — Projecto
@rcaComum -
Challenges 2011
Rosa Lima Barreto